terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Etiqueta Masculina

O Cavalheirismo não morreu

Essencial da Cortesia Masculina no Mundo Feminino

Perante tantas situações em que o homem mostra definitivamente a sua cortesia para com uma mulher, o seu cavalheirismo, é consabido que muitas mulheres não são exigentes com os seus maridos e filhos, tornando-se responsáveis por uma certa perda do estilo que se espera dos homens, o que é lamentável. Sempre a mulher impôs a fasquia.
Se o homem não é delicado com a sua mãe ou com própria mulher em casa, não saberá ser cortês com outras mulheres em ambiente social ou até de trabalho.Deve defender a honra de uma mulher.
O homem educado pode e deve ajudar em casa em tarefas para as quais tenha vocação ou gosto. A casa é uma escola, um local de criação de hábitos. Sobretudo se há crianças, é mesmo obrigatório, pois assim se dá o exemplo
Aprende-se com o funcionamento dos mais velhos, desde os primeiros momentos de vida.
O que não pode falhar em situações especiais

· Deve ajudar a transportar quaisquer pesos, ao entrar e sair de transportes, todos os que necessitarem, principalmente a senhoras.
· Acompanha as senhoras até à porta ou até ao elevador, fecha a porta e só se afasta depois de o elevador ter partido.
· Em salas de espectáculos, para aceder ao lugar, atravessa a fila com espectadores sentados, pedindo desculpa com um sorriso. Se vai acompanhado por uma senhora, vai a frente para abrir caminho.
· O homem civilizado não se senta antes de as senhoras se sentarem.
· Levanta-se quando uma mulher entra na sala ou quando deixa a mesa.
· Levanta-se quando ela regressa e se volta a sentar.
· Levanta-se sempre para falar a uma senhora.
· Deixa sempre a mulher passar à frente. Excepcionalmente, como precaução, passa à frente na entrada em pequenos restaurantes ou bares de que não conhece bem o ambiente.
· Ajuda a mulher a vestir o casaco.
· Ajuda a empurrar a cadeira para ela se sentar se for caso.
· Ao subir as escadas vai atrás; ao descer vai à frente, dando imediatamente precedência à mulher depois de descer.
· Na rua, quando acompanha uma senhora, toma o lado de fora do passeio.
· Se convida uma senhora para sair, acompanha-a até casa se ela não tiver transporte próprio.
· Paga as contas de bares, restaurantes, transportes e bilhetes de espectáculos, a menos que exista determinado estatuto de amizade ou de igualdade profissional, como por exemplo, entre estudantes ou colegas em que se levantem problemas de dinheiro, tacitamente entendidos. Nesses casos, dividem as despesas.
· Ajuda a travessia de pisos difíceis, dando o braço.
· Quando encontra uma senhora, se usa luvas, tira a da mão direita para cumprimentar, se não tiver tempo para o fazer, pede desculpa.
· Espera que a mulher o cumprimente.
· No carro, entra depois da mulher. Quando dois casais vão de carro a regra é que o condutor deve acompanhar à frente a mulher do outro casal, deixando a sua própria mulher fazer companhia no banco de trás ao casal que vai de boleia . É sempre ele que deve fechar a porta e abri-la se for a tempo.
· Não bate numa mulher e intercede na sua protecçâo se ela é atacada´.
· Lembra-se das datas de aniversário mas não menciona ou esquece a idade.
· Se vai às compras com uma mulher deve treinar-se para dominar as técnicas do companheiro ideal: exercícios de relaxamento e meditação, técnicas de respiração ou então leva um bom livro e fica no café da esquina a ler que é a melhor ideia.
· Para acabar uma relação deve ser amável, usar uma mentira suave. Deve fazê-lo pessoalmente, nunca por email, fax, sms ou mesmo carta. Pode marcar um encontro num café ou num museu. Não deve beber na ocasião. Deve manter um período de luto demonstrando que tem bons sentimentos.

Do livro Manual de Instruções para Homens de Sucesso
de Paula Bobone
Editora Aletheia
2008 Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário