segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Wedding Invitations

Quando chega o convite

Os convites dão o tom, pelo estilo e categoria das letras impressas, em relevo ou dourado ou com brasão impresso.
São a entrada e o primeiro documento de identificação. É a primeira impressão visual com boa qualidade e impacto.
O formato varia, mas o tradicional é o rectangular, de 17 por 12 centímetros, com envelope a condizer. No rodapé vem a sigla RSFF, que pede reposta. Responde-se por telefone ou por escrito, com brevidade, pois caso não possa aceitar permite ao anfitrião convidar outra pessoa.
Os convites fazem-se e enviam-se depois de seleccionar os convidados e de comunicar por telefone que vai enviar o convite para determinado evento.

O convite tem as seguintes informações: quem convida, qual o evento, data e hora, lugar e morada. Deve também mencionar a quem é que devem ser feitas as confirmações, normalmente através de telefone. Se for caso de estabelecer um certo código de indumentária, indicará o traje. Além do já referido RSFF, muitas vezes acrescido de "só negativas", para filtrar respostas dos convidados que vão estar presentes no evento.
Quem organiza eventos sabe que a lista de convidados determina a classe desses actos, e nesse caso o convite deve ter o mesmo nível de categoria.
Um bom convite é um investimento na imagem do evento.
Nem todas as épocas são ideais para ter afluência de convidados satisfatória, por razões de férias, feriados, e datas particulares de calendários e suas coincidências.
Quem recebe convites, lê com atenção, reage à informação, reponde o mais breve possível, e inscreve na agenda para não se esquecer da data. Escolhe o traje, prepara o presente, se for caso de aniversário, e chega dentro da pontualidade civilizada.

Quem convida deve preocupar-se na mistura de convidados que melhor resulta .
Pode dizer-se que convidar para o sucesso é uma arte. Devem juntar-se pessoas que harmonizem, de diferentes gerações , ser inovador.
Receber nunca foi tão fácil. As pessoas têm, cada vez mais, hábitos sociais, e com as comunicações fáceis, chega-se rapidamente ao destinatário, até por SMS, embora seja a forma menos protocolar .

Recomenda-se convidar mais pessoas que as que deseja que estejam presentes, para compensar escusas e faltas de última hora.
Convidar para refeições sentadas, é compromisso de maior rigor. Não se deve faltar à última hora. Só por motivo de força maior e assim será justificado e não tomado como indelicadeza.

Paula Bobone

Sem comentários:

Enviar um comentário